sexta-feira, 22 de maio de 2020

O PODER IMODERADO

Tendo observado o debate a respeito do poder moderador, ora interpretado como poder exercido pelo STF, ora como poder que poderá ser exercido pelas forças armadas, em minha perspectiva creio que ambas são ideologias.

As visões que apontam o poder moderador dos juízes ou dos soldados são formas elaboradas de nosso velho sebastianismo, nosso Rei Arthur que um dia ressurgirá em visões de Antônios Conselheiros e constitucionalistas com ou sem coturno.

O poder moderador é uma bela instituição criada sob nossa tradição monárquica, depois virou um espectro a ser invocado em momentos de crise, um topos retórico de nosso debate durante crises políticas.

Talvez o poder moderador seja parte integrante de nossa constituição de fato, mas, justamente, por não estar expressa acaba por ser um possível princípio implícito (?), mas creio mais na hipótese de que é uma palavra gatilho que na tradição político-constitucional brasileira significa ora revolução, ora reação.

REFLETINDO SOBRE A NOVA RELIGIÃO DA EUGENIA DO COVID-1984

A máscara hospitalar é o novo símbolo da religião sacrificial da eugenia, quem não utilizar tal veste de forma contínua arrisca-se a ser considerado impuro e iníquo passível de ser considerado um zumbi, um não-humano cuja existência deverá ser urgentemente eliminada pelo bem comum.

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Não somos livres para escolher como viver ou morrer perante o deus sacrificial da eugenia, a liberdade nada vale diante da igualdade saudável gerida pelos poderes estatais que nos consideram um bom plantel em seus confortáveis currais, cuja fazenda denomina-se "fique em casa".

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A saúde pública é motivo social, o culto à igualdade hipocondríaca é a nova religião sacrificial, a eugenia é a ideologia científica que serve de teologia, o medo da morte é a filosofia, e, por fim, o dado antropológico fundamental é um povo acovardado pelo medo da morte mimeticamente estimulado pelos senhores do mundo da política e da mídia.

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A nova religião sacrificial é a eugenia, que sacraliza a vida saudável, persegue quem não acata a ciência sagrada e infalível, e premia os fiéis com a garantia da promessa de vida longeva com base nos futuros avanços da medicina, futuro sempre adiado.

UM PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO ENTRE TÉCNICA E FILOSOFIA

O que acho mais interessante na história da ciência e seus avanços técnicos é que o método empírico que vem das invenções medievais (moinho de vento, relógio mecânico, engenharia militar, armas de fogo, matemática, etc.) prosseguiram avançando à revelia das teorias mais loucas da modernidade, até chegar-se ao ponto em que as ciências como a física e a biologia, entre outras, afastaram todos os postulados básicos da modernidade com suas descobertas, uma vez que demonstram a existência de um mundo objetivo e concreto, que é regida por leis universais e ordenadas, passíveis de observação e interação sujeito e objeto.

Mas, como a técnica e a filosofia são dois universos secantes (ciências e humanidades), que não se misturam com facilidade, as descobertas empíricas e objetivas continuam até hoje sendo interpretadas com base em teorias idealistas e subjetivistas, é como aquele casamento em que há convívio só por conveniência mas nenhuma compreensão mútua.

DIVAGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO TÉCNICO E A ÉTICA FILOSÓFICA

O conhecimento técnico-científico aplicado no desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas e práticas, funciona à revelia de quaisquer teorias e hipóteses apoiadas em escolar filosóficas desenvolvidas nas humanidades.

As hipóteses especulativas possuem seu valor, mas não são validadas pelo consenso comunitário dos doutos, são válidas conforme são passíveis de verificação na realidade concreta, ou são o princípio teórico para induções e deduções que analisam fatos reais e descrevem a realidade concreta em suas derivações.

Não existem idéias puras, nem constatações empíricas puras, tudo está misturado de forma essencialmente concreta, o testemunho dos sentidos é tão essencial quanto as conexões abstratas estabelecidas da observação dos fatos experimentais.

Sujeito e objeto são posições intercambiáveis e reciprocamente interatuantes, não há como haver uma teoria pura de qualquer coisa na realidade viva, são meras formalizações de conhecimentos para possibilitar estudo que abstrai a complexidade do real.

A árvore do conhecimento do bem e do mal nos concedeu um fruto que podes nos fazer pecadores, mais ao mesmo tempo nos concedeu a possibilidade de ter consciência dessa condição passível de queda, o grande teste empírico é vivenciado na prática existencial de agir conforme o conhecimento adquirido e determinar-se para caminhar na direção do sumo bem, por mais imperfeitos que sejamos, mesmo assim, ainda há a possibilidade de salvação, pois a graça é uma das realidade concretas da existência, por mais que não compreendamos as relações de causa e efeito completas, o mundo não deixa de ser uma realidade providencial para aqueles que perseveram com um olho na realidade, aquela cujo Autor nos anima.

O conhecimento técnico é sobre coisas concretas, o conhecimento filosófico é moral e determina se pecaremos com base nesse conhecimento técnico, a escolha moral ao adotarmos condutas técnicas é tão importante quanto a própria técnica.

A filosofia bem encaminhada ao amor a Deus conduz a utilização do conhecimento técnico para o caminho do bem.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Aforismo e pensamentos vários durante o cárcere do Covid-1984

Sustentar a sanidade mental e espiritual requer coragem para confrontar profundos instintos de medo e desespero.

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Até mesmo um grão de poeira pode travar um mecanismo quando interfere em uma engrenagem.

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Essa peste é sobretudo uma praga de desamor ao próximo.

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Só sei que os homens maus já dominaram o mundo por um bom tempo, e estão acelerando o processo para obtenção de poder absoluto.

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Minha opinião: tudo começou no Renascimento, tudo foi potencializado no Iluminismo, tudo está sendo executado desde a Grande Guerra, é um projeto cósmico no sentido humano, terreno e conspirativo de criar uma nova fase imperial no mundo, com senhores de povos dotados de poderes supremos e por isso sagrados.

Diria que nossos tempos são escatológicos, não é por acaso que a China é representada pelo dragão.

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Estamos numa fase em que a depressão e a hipocondria, e seus medos irracionais, foram democratizados.

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O desafiador é testemunhar a própria tragédia sem desesperar, esse é o desafio inscrito na boa nova cristã.

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Em breve os recalcitrantes serão chamados de baratas e lhes será cabível aplicar medidas educacionais ou o simples extermínio?

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Utilizareis o cabresto que vos despersonalizará e lhe conferirá o direito de se juntar à manada proibida de aglomerar-se!

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Confiai nas práticas epidemiológicas do partido ateu e científico chinês, afinal o materialismo dialético é dito científico.

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Temereis o próximo como uma praga ambulante!

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Hoje em dia, diante de tantas versões sobre os fatos na imprensa, como tem sido em relação às formas de tratamento da peste chinesa, sua prevenção ou dimensão, já nem sei quando um texto é uma descrição fiel dos fatos, uma reflexão sobre a própria alma que noticia, ou mesmo um misto de tudo isso com a possibilidade de uma terceira ou quarta via interpretativa quando diante dos fatos. creio que seja tudo isso e ao mesmo tempo nada disso. Mas, certamente, vivemos tempos em que caminhamos para a maturidade, por conta de nossas desilusões, só me resta uma firme convicção: atualmente cada governante local está investido do poder sagrado e absolutista de "defender a saúde publica". 

A eugenia é um deus que exige sacrifícios rituais e liturgias doentias cada vez mais radicais!

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O mal origina-se do medo e do temor irracionais, a misericórdia está sendo suprimida dos corações, por meio de decretos governamentais que fomentam o ódio ao próximo.

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Constituição é o nome bonito para centralização de Poder, o problema decisivo é a qualidade dos valores morais de quem opera tal processo político e jurídico de concentração.

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Cada especialidade possui suas profundidades, e o explorador corre o risco de acreditar cada vez mais na lanterna que ele utiliza para sua exploração, uma luz artificial presa à sua cabeça.

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Os clássicos da literatura, da ciência, da filosofia, de qualquer coisa que valha a pena, a galera não tem referência e por isso começa a acreditar que existe uma literatura jurídica.

Quando ouço a expressão "literatura jurídica" quero pular pela janela mais próxima!

O direito para essa turma começa com a revolução francesa e evolui com base nas opiniões de Foucault.

Até aprendi o que é o panapticon naquele livro da coleção primeiros tropeços "o que é o direito", que nada mais é que um manifesto comunista do direito, e quando lia o diário mínimo do maldito Humberto Eco, um esquerdista erudito, coisa rara, que pelo menos fazia a piada de uma anapticon, onde o vigia nada vida do lado de fora.

Pelo menos o livro "A luta pelo direito" do Rudolf von Ihering nos remete para a leitura de "O mercador de Veneza", o início da jurisprudência do golpe do baú.

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Há lealdades maiores do que as pessoais, mas elas devem ser a Deus, não ao positivismo.

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Poderíamos fazer uma constituinte para simplesmente manter a atual constituição até o art. 7º, e tornava toda a matéria restante assunto de lei ordinária.

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UMA SOCIEDADE DA CONFIANÇA NO CIDADÃO E EM SUA AUTONOMIA FUNCIONA ASSIM, SEM AUTORITARISMO SE VENCE A PANDEMIA

"Pode explicar as diferenças da estratégia sueca? Passa pelo distanciamento social com algumas restrições, como as visitas aos lares de idosos, mantendo-se abertas as escolas com alunos dos zero aos 15 anos, tal como os restaurantes e bares?

A estratégia tem também uma componente de confinamento, mas é voluntária. Não há leis, não há polícia nas ruas. Mas a ideia principal por trás da estratégia sueca é que as pessoas não são estúpidas: se dissermos às pessoas que esta é uma boa forma de não ficarem infectadas, de proteger outras pessoas, elas normalmente fazem o que se lhes diz. Percebem e seguem os conselhos."

Johan Giesecke, epidemiologista sueco 

Fonte: 


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O cidadão comum não está nem aí para a política, mas quando surgem ataques sistemáticos contra seu modo de vida a direita surge como uma reação imunológica para permitir a sobrevivência.

Minha impressão é que os tempos ruins incentivam a consciência sobre a existência do mal na política e a necessidade de contraposição, e os tempos bons geram acomodação em ralação a este mal.

Reputo que é liberdade humana, individual e coletiva, de locomoção e de trabalho, de autorrealização e de expressão, submetidos ao arbítrio dos donos do poder no controle da máquina pública que de prestadora de serviços públicos ao cidadão passa a ser uma organização tirânica feitora de escravos descartáveis, a diferença entre direito e crime, entre Estado de Direito e Estado criminoso, entre uma República e uma República Democrática Comunista.

Uma citação de Benjamin Franklin em tempos de Covid-1984

"Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança."
Benjamin Franklin

terça-feira, 5 de maio de 2020

A ECONOMIA É UMA ECOLOGIA

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A economia é a versão humana de uma cadeia de interdependência entre as espécies numa estrutura ecológica, sendo que tudo dentro de tal cadeia é essencial!

Em breve assistiremos alguns colapsos parciais da cadeia de distribuição em que de tudo um pouco faltará.

Chegará ao ponto em que experimentaremos uma inexplicável contração econômica, em que a escassez será uma regra, e teremos filas homéricas e tickets comunistas, em razão da necessidade de racionar a distribuição dos produtos.

Lembro ainda quando lia na Gazeta Mercantil no início dos anos 1990 sobre as doçuras da reengenharia das cadeias de logística, na qual os estoques deixariam de existir em razão da eficiência das cadeias de distribuição só demandarem até 72h para o atendimento dos pedidos de insumos e suprimentos.

Pois bem, essa nossa cadeia ecológico-econômica já foi rompida!

Será possível remediar?

O que acontecerá?

Viveremos, alguns morrerão, enquanto o processo ocorrerá com todas suas dores, as dores de uma nova ordem mundial de distribuição de tristeza.