sexta-feira, 22 de maio de 2020

DIVAGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO TÉCNICO E A ÉTICA FILOSÓFICA

O conhecimento técnico-científico aplicado no desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas e práticas, funciona à revelia de quaisquer teorias e hipóteses apoiadas em escolar filosóficas desenvolvidas nas humanidades.

As hipóteses especulativas possuem seu valor, mas não são validadas pelo consenso comunitário dos doutos, são válidas conforme são passíveis de verificação na realidade concreta, ou são o princípio teórico para induções e deduções que analisam fatos reais e descrevem a realidade concreta em suas derivações.

Não existem idéias puras, nem constatações empíricas puras, tudo está misturado de forma essencialmente concreta, o testemunho dos sentidos é tão essencial quanto as conexões abstratas estabelecidas da observação dos fatos experimentais.

Sujeito e objeto são posições intercambiáveis e reciprocamente interatuantes, não há como haver uma teoria pura de qualquer coisa na realidade viva, são meras formalizações de conhecimentos para possibilitar estudo que abstrai a complexidade do real.

A árvore do conhecimento do bem e do mal nos concedeu um fruto que podes nos fazer pecadores, mais ao mesmo tempo nos concedeu a possibilidade de ter consciência dessa condição passível de queda, o grande teste empírico é vivenciado na prática existencial de agir conforme o conhecimento adquirido e determinar-se para caminhar na direção do sumo bem, por mais imperfeitos que sejamos, mesmo assim, ainda há a possibilidade de salvação, pois a graça é uma das realidade concretas da existência, por mais que não compreendamos as relações de causa e efeito completas, o mundo não deixa de ser uma realidade providencial para aqueles que perseveram com um olho na realidade, aquela cujo Autor nos anima.

O conhecimento técnico é sobre coisas concretas, o conhecimento filosófico é moral e determina se pecaremos com base nesse conhecimento técnico, a escolha moral ao adotarmos condutas técnicas é tão importante quanto a própria técnica.

A filosofia bem encaminhada ao amor a Deus conduz a utilização do conhecimento técnico para o caminho do bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário