pode dividir-se a ética em
ética apriorística,
que a afirma independentemente da experiência
(a de Kant, por exemplo) e
ética empírica,
que afirma provir o moral da experiência.
Entre os primeiros temos
Sócrates,
Kant,
Platão,
Aristóteles,
Descartes,
Spinoza,
Leibnitz, etc.
Entre os que defendem a segunda posição, temos
Spencer,
Darwin,
Morgan,
Lubbock, Bastian e muitos outros.
Uma terceira escola,
não examinada pelos éticos, é a da
ética imanente,
Pierre-Joseph Proudhon |
Piotr Alexeyevich Kropotkin |
Para Proudhon,
a ética é imanente a todo o humano,
e há princípios fundamentais de ordem intrínseca
em tôdas as coisas, actos, processos do homem.
Kropotkine quis fundar uma ética biológica,
em base no apoio-mútuo.
Os animais bissexuados necessitam
apoiar-se uns nos outros.
O homem não pode viver isolado,
e necessita de seus semelhantes.
Tôda a vida em comum é uma vida de apoio-mútuo,
em que uns têm de apoiar-se nos outros
por uma necessidade biológica.
Por isso, tudo quanto fortaleça êsse apôio,
a união entre os homens,
o fortalecimento do indivíduo,
sempre em benefício da colectividade,
é moral.
A moral está fundada, assim na própria biologia.
O homem com suas idéias,
nada mais faz do que concretizar,
no mundo do espírito,
o que é ensinado pela sua natureza biológica.
(Mário
Ferreira dos Santos, verbete ética, in Dicionário de Filosofia e
Ciências Culturais, p. 542)