As palavras são como machados e espadas
antes que o humor lhes tire o gume,
pois o ritual verbal varre longos corredores de tempo
para o futuro
e para o passado,
a fim de que a vida de um homem
não permaneça subumana.
(Eugen Rosenstock-Huessy, A origem da linguagem, p. 177-8)
É uma lei:
o homem não se torna humano
sem que determinada organização física
e indeterminado órgão social
- ou o corpo do homem e seu caráter temporal - sejam integrados numa unidade.
O ritual,
que consiste em cerimonial e memória nomeada,
é o processo dessa integração.
Por isso ritual é medido em geração;
a medida da perfeição de um ritual
é o seu poder de atar várias gerações de homens.
Para interpretar o ritual primário,
talvez seja melhor concentrarmo-nos na questão do poder.
Abrir corredores de trinta ou quarenta anos
em direção ao passado e ao futuro requer poder.
Requer muito mais poder
do que aquele que atribuímos à fala.
O ritual tribal comunicava religião,
lei,
escrita
e fala.
O ritual criou o tempo
- como passado e futuro - ,
o poder
- como liberdade e sucessão -,
a ordem
- como título e nome - ,
a expectativa
- como cerimônia e vestuário - ,
a tradição
- como canto fúnebre e mito do herói.
O ritual ligou o homem ao tempo,
e isso é expresso pelo termo "religião"
Um ritual antecede ao símbolo.
Se nenhum ritual investiu a pessoa,
o símbolo não passa de mero brinquedo frívolo.
talvez seja melhor concentrarmo-nos na questão do poder.
Abrir corredores de trinta ou quarenta anos
em direção ao passado e ao futuro requer poder.
Requer muito mais poder
do que aquele que atribuímos à fala.
(Eugen Rosenstock-Huessy, A origem da linguagem, 178)
O ritual tribal comunicava religião,
lei,
escrita
e fala.
O ritual criou o tempo
- como passado e futuro - ,
o poder
- como liberdade e sucessão -,
a ordem
- como título e nome - ,
a expectativa
- como cerimônia e vestuário - ,
a tradição
- como canto fúnebre e mito do herói.
O ritual ligou o homem ao tempo,
e isso é expresso pelo termo "religião"
(Eugen Rosenstock-Huessy (1888-1973) A origem da linguagem, p. 187-8)
Um ritual antecede ao símbolo.
Se nenhum ritual investiu a pessoa,
o símbolo não passa de mero brinquedo frívolo.
(Eugen Rosenstock-Huessy, A origem da linguagem, p. 221)
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