Observações preliminares.
O Filósofo Mário Ferreira dos Santos sempre advertia no início de suas obras a respeito da importância do vocabulário, e, principalmente, de seu elemento etimológico, e, já nos idos dos anos 1960 ele alertava que utilizaria certas consoantes mudas, já em desuso, mas muito importantes para "apontar étimos que facilitem a melhor compreensão da formação histórica do têrmo empregado", e, em razão desta técnica de exposição, escolhi realizar as transcrições do texto em seu formato gramatical original (com exceção das tremas).
"O CONCEITO DE COSMOLOGIA
Um
dos campos do saber onde maior número de erros filosóficos tem surgido é, sem
dúvida, o cosmológico.
Inúmeros
cientistas, que fazem Filosofia, e filósofos que fazem Ciência, invadem um
território para o qual nem sempre se acham devidamente equipados.
Os
mais elementares erros de lógica são praticados aí, as confusões mais evitáveis
foram perpetradas, e a proposição de sentenças, sem o devido fundamento lógico,
dialéctico e ontológico, são constantes, permitindo que, no campo científico,
se registrassem maior número de erros filosóficos que em qualquer outro sector.
Se
volvermos os olhos para o panorama científico de nossos dias, ver-se-á com que
temeridade inúmeras hipóteses foram propostas e tantas teorias foram esboçadas,
que viveram um curto espaço de tempo, afagadas com entusiasmo, e esquecidas
depois, irremediavelmente.
A
observação cuidadosa das diversas doutrinas expostas, facilmente nos mostra
quanto de improvisação precipitada houve no campo da formulação de hipóteses.
Tais
erros poderiam ser evitados, se um melhor cuidado no emprego lógico e
dialéctico fosse aplicado a tais estudos, como veremos.
O termo cosmos, do grego khosmos,
dá-se como aplicado à Filosofia por Pitágoras para indicar a ordem, que se opõe ao khaos,
referindo-se, portanto, ao conjunto das
coisas existentes na natureza no mundo,
termo que lhe corresponde), daí Cosmologia,
para os antigos, significar uma parte da Filosofia
Natural ou Física, como a
chamavam.
A Filosofia Natural dedicava-se ao
estudo dos corpos, dividindo-se o
campo de suas atividade em dois:
o campo dos corpos inorgânicos e do
mundo orgânico,
dedicando-se o primeiro estudo dos
caracteres comuns nos sêres inorgânicos,
e a segunda, dedicando-se ao estudo dos
corpos vivos.
À primeira chamou-se Cosmologia (Filosofia do Cosmos)
e à segunda, Psicologia.
Dêste modo,
a Cosmologia é a ciência do mundo
corpóreo,
é a ciência filosófica do mundo inorgânico,
e dedica-se ao estudo do que pertence a
tal mundo.
Nos três graus da abstração, como os estabelecem os filósofos positivos
e concretos,
o primeiro
prescinde da singularidade,
e esquematiza os aspectos sensíveis, as
propriedades sensíveis.
É esta abstração que corresponde à
Filosofia Natural e, portanto,
à Cosmologia.
O segundo
grau prescinde da singularidade e das propriedades sensíveis,
e o resultado é o objeto da Matemática;
o
terceiro grau prescinde de tudo quanto os dois primeiros prescindiram, e ainda
de toda materialidade,
para considerar apenas os esquemas dos
esquemas, e
é o objeto da Metafísica.
Consideram os medievalistas a
Cosmologia como a ciência filosófica dos entes
móveis.
Não
confundiam móvel como mutável, porque o primeiro refere-se à
mutação física e corpórea.
Os modernos, e entre eles os
positivistas e os seguidores de Kant, consideram-na como a sistematização das
ciências, tratadas sinteticamente.
A Cosmologia pode e deve ser tratada
filosoficamente e dentro do âmbito da Filosofia Especulativa, como o mostramos
em nosso “Origem dos Grandes Erros
Filosóficos”, pois deve prescindir de todos axioantropológico e, por outro
lado, se fôr entendido como deve ser,
é
ela subordinada à Ontologia, porque as leis ontológicas presidem também as leis
cosmológicas,
como se verá mais adiante, e às leis matéticas, como provamos
em nossos livros de Matese.
Grande número de cientistas julgam haver
completa incompatibilidade entre a Ciência Natural,
em sua parte cosmológica,
com a Metafísica.
Sofrendo dos preconceitos comuns contra a Metafísica
racionalista e a idealista,
e por ignorância,
julgando que Metafísica é apenas
aquelas,
opõe-se tenazmente à introdução dos métodos especulativos nesse
sector,
preferindo
apenas a descrever e medir os fenômenos e estabelecer algumas leis dos factos,
fundadas em teorias e hipóteses explicativas.
Contudo, ao penetrar neste sector,
inevitavelmente, beiram o campo metafísico,
e não podem evitar o cometimento de erros graves, que seriam perfeitamente
evitáveis.
Passemos, pois, a estudar os principais
erros que neste sector foram
perpetrados, e a apontar a sua origem lógico-dialética. (Negritos nossos)
Mário Ferreira dos Santos, Erros na
Filosofia da Natureza, Coleção Uma Nova Consciência, Editora Matese, São Paulo,
1967, 11-13.